Salud Dental Para Todos

 

Erosão ácida (corrosão): Caso relatado

D.D.S. Marcelo Alberto Iruretagoyena

Paciente do sexo feminino, 60 anos, que, após inspeção clínica, observou perda de esmalte por erosão ácida nos dentes anterossuperiores. Durante o interrogatório, o paciente conta que ingere grandes quantidades de limão e laranjas naturais. Esse hábito alimentar causa erosão ácida devido ao teor de ácido cítrico contido nesses frutos.
Note nas imagens inferiores a extensa deterioração do esmalte, que leva em alguns pontos à exposição da dentina. Como o processo é gradual, o paciente não apresenta sintomas dolorosos ao estímulo térmico.
Este tipo de lesão é classificada em uma escala de leve, moderada e grave, tão grave e deve ser tratada com revestimentos estéticos baseados em resina ou porcelana. A falha no tratamento dessas lesões pode levar à cárie dentária com a perda dos dentes. Outra ação a considerar é a possibilidade de uma mudança na dieta, baseada na diminuição da frequência de ingestão de limão e laranja.

Observar como a estrutura dentária foi perdida em 13, 12 e 11 em um verniz em resina composta onde a borda cavada superficial do mesmo se deteriorou. Em 23 o mesmo padrão de desmineralização dentária

Definição de erosão ácida: A erosão também chamada corrosão, é definida como a perda da estrutura dos dentes por ação química na presença de agentes desmineralizadores contínuos, especialmente ácidos e não envolve a presença de bactérias.

Abrasão mecânica: caso relatado

Paciente de 47 anos, do sexo masculino. Durante a consulta por prótese, observou-se um defeito em forma de cunha devido à abrasão em 24 e nos outros dentes, recuando as gengivas.
 

Retração das gengivas por força excessiva durante a escova. Peça dentária 24 mostra um defeito cuneiforme do esmalte e da dentina.

 

Reference:

Salud Dental Para Todos

Esta informação deve ser usada com o propósito de promover e proteger a saúde pública. Não deve ser usado para fins comerciais.

E-mail: D.D.S. Marcelo Alberto Iruretagoyena

Wilde.  Provincia de Buenos Aires. Argentina

Revisado: Setembro de 2018